sexta-feira, 8 de abril de 2011

Metallica: produtor diz que "Master" é uma obra-prima


No mês passado fez 25 anos que o METALLICA  lançou seu épico terceiro álbum de estúdio, "Master Of Puppets". Esse disco foi lançado em 3 de março de 1986 e foi produzido por Flemming Rasmussen, que também produziu o "Ride The Lightning" de 1984 e o "... And Justice For All" de 1988.

Em uma entrevista para o Noisecreep da AOL, perguntaram a Rasmussen como ele entrou em contato com o METALLICA pela primeira vez. "Eles me procuraram após ouvirem a produção que eu tinha feito no álbum do RAINBOW  'Difficult To Cure'", respondeu. "Eles realmente gostaram do som que eu consegui pôr naquele disco, então eles vieram a mim. O sucesso do 'Ride The Lightning' fez com que ficasse muito fácil continuar a colaboração para os outros álbuns seguintes."

"Eu na verdade não ouvia METALLICA até começarmos a fazer o 'Ride The Lightning'", ele admitiu. "A banda pôs o 'Kill 'Em All' para eu ouvir porque estávamos checando alguns dos sons no disco. Para ser honesto, eu não me impressionei com o som dele, e com a forma que eles tocavam. Mas eu fiquei impressionado com a energia deles no álbum, e isso ofuscou a performance deles em si."

O "Master Of Puppets" foi o último álbum com o baixista Cliff Burton, que morreu um acidente de ônibus em uma turnê em setembro de 1986 e foi substituído por Jason Newsted. Rasmussen falou sobre o Burton "Foi um grande prazer trabalhar com ele. Eu adorava sua improvisação. Suas partes de solo na faixa instrumental 'Orion', foram fantásticas!"

Sobre o quão preparado o METALLICA estava antes de entrar pro estúdio:

"A banda fez uma demo muito boa do álbum inteiro antes de começarmos a gravar, então tudo estava planejado. Na realidade, eles sempre faziam demo de tudo antes de entrarmos para o estúdio."

Se havia farra durante as sessões de gravação:

"Não fazíamos farra no estúdio realmente. Éramos todos bem profissionais durante a gravação daqueles ábuns."

Sobre sua música favorita do "Master Of Puppets":

"Se tivesse de escolher minhas favoritas do álbum, eu pegaria a 'Welcome Home (Sanitarium)', 'Battery' e a faixa pequena."

Se há algo que ele mudaria no "Master of Puppets":

"Eu escuto ele uma vez atrás de outra e não há nada que eu mudaria. É uma obra prima de seu tempo e deve ficar como está."

O "Master Of Puppets" foi o primeiro disco de ouro do METALLICA com mais de meio milhão de cópias vendidas. Muitas músicas do disco, incluindo "Welcome Home (Sanitarium)", "Battery", "Leper Messiah" e a faixa título até hoje ainda são parte do set ao vivo da banda.

Fonte desta matéria (em inglês): Blabbermouth.net

0 comentários:

Postar um comentário