sábado, 27 de agosto de 2011

Expoplan é marcada por celebrações



Flores e plantas ornamentais da Multiflor
A 8ª Exposição Agropecuária de Planaltina (Expoplan) reúne em um mesmo espaço o que a região tem a oferecer ao DF: alimentos de qualidade, criação de animais, artesanato e agroindústrias. Tudo pode ser conferido até domingo (28).
 
No evento, agricultores comemoram a criação da primeira feira orgânica da cidade e trazem uma mostra do que a população de Planaltina poderá comprar todas as quintas-feiras, na Praça dos Namorados, ao lado da administração. São hortaliças e frutas produzidas na região. “O que plantamos aqui levávamos para a Ceasa e os moradores de Planaltina ficava sem acesso aos nosso produtos. Agora ficará melhor para nós e para eles”, diz o agricultor Valdemar Carneiro, um dos 12 que participarão da feira.
 
 
Produtores comemora criação da feira orgânica de Planaltina
Em outro espaço é possível conhecer a história e degustar o arroz carreteiro e o salame tipo italiano do casal Heitor Andrade e Maria de Fátima de Bortoli Andrade. Eles receberam, nessa semana, o primeiro registro de agroindústria artesanal de Planaltina e o quinto do DF. Agora, poderão comercializar seus produtos. “O apoio da Emater e da Dipova, da Secretaria de Agricultura, foram fundamentais para que isso acontecesse. Nos orientaram para adequação da agroindústria e recebemos várioscursos da Emater. É preciso que nos ensinem o caminho”, disse Heitor.
 
Flores e plantas ornamentais da cooperativa Multiflor também têm destaque na Expoplan, além dos animais exóticos. O evento também possibilitou reunir, pela primeira vez, o artesanato de diversas regiões. São produtos feitos com materiais recicláveis, palha de bananeira, sementes e outros resíduos agrícolas que geram renda às famílias rurais. Quase todas estão reúnidas por meio da Associação dos Produtores Rurais e Artesanato de Planaltina (Rurart). “O evento vai mostrar aos produtores a vantagem de se mobilizarem, de venderem juntos”, diz a extensionista da Emater-DF, Isabel Cristina Lima.
 
 
 
Produtores Maria de Fátima e Heitor com a extensionista da Emater, Isabel Cristina, o secretário de agricultura, Lúcio Valadão, e o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal
Oficinas – Estão programadas 12 oficinas gratuitas de gastronomia rural, alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos. Além de aprender a prepar os alimentos, os participantes degustam e levam as receitas para casa.
 
Produtores também demonstrarão técnicas de produção de artesanato com bambu, palha de milho, fibras vegetais, argila e sementes. Olena Rodrigues é assentada da reforma agrária e apresenta com seu filho Weverton a técnica de produção de cerâmica.
 
Abertura – Na abertura do evento, realizada nessa quinta-feira (25), o secretário de agricultura, Lúcio Valadão, falou da possibilidade de implementar um entreposto na cidade e parabenizou as conquistas dos produtores rurais.
 

 
Olena e Weverton, apresentam seus trabalhos em cerâmica





 
Produtos artesanais produzidos na área rural

 

Fonte: Emater DF

0 comentários:

Postar um comentário