segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Papercraft: Que tal um Eddie de Papel?

Você sabe o que é Papercraft? Ok, vamos lá! Este é um tipo de modelismo de miniaturas, o papel modelismo. Essa técnica consiste em construir objetos tridimensionais a partir de papel, no qual é impresso o projeto do modelo, que será cortado em peças, as quais serão dobradas e coladas, formando objetos e miniaturas em 3D.

Depois de ver diversos modelos de personagens de filmes, desenhos animados e dos quadrinhos, fiquei imaginando  como seria um Paper Toy do Eddie! Procurei bastante e finalmente encontrei o que acredito ser o primeiro modelo de papel do mascote do Iron Maiden! Agradecimentos ao amigo NicoxGb1798 que criou a arte do nosso boneco. Então vamos lá... que tal montar o Eddie do single The Trooper?

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

O site Paper Toy Art traz algumas dicas de como montar nossos modelos. Então leia com a atenção e mãos a obra! Material Básico: Papel: Tamanho A4, com no mínimo 120g de gramatura, ou maior se quiser que o modelo fique ainda mais resistente. Tesoura: E que esteja com um bom corte, assim podemos cortar as peças com mais facilidade e perfeição. Cola branca: Dessas escolares mesmo, só tome cuidado para não passar muita cola, pois em demasia ela amolece e deforma o papel, além de manchar a tinta impressa no papel.

Não utilize papel sulfite comum, pois ele é muito fino, sua espessura/gramatura varia entre 75g/m apenas.Um modelo feito com esse sulfite comum ficaria MUITO molenga, sem resistencia alguma pois o papel é muito fino, além do que ele deforma e mancha facilmente ao aplicar cola. Quer inspiração? Veja alguns paper toys do Blog Toy a Day

 
  

ALGUMAS DICAS IMPORTANTES: 

Se errar alguma peça, não se estresse, desfaça se for possível, se não, amasse e jogue fora para começar de novo mais tarde quando der na telha.

SEMPRE vincar as peças, fazer marcas com uma régua e um objeto pontiagudo de metal, por exemplo uma chave de fenda, nos pontilhados de todas as dobras antes de começar a cortar e montar, isso facilita MUITO na hora de dobrar. Ah, mas cuidado para não apertar demais e raspar/riscar a tinta e o papel, apenas o suficiente para facilitar as dobras.

Na maioria dos modelos de papercraft, as linhas pontilhadas são a marcação padrão para indicar onde será dobrado.

Analise bem o modelo de impressão antes de cortar, cuidado para não cortar abas de fixação sem querer.

Antes de colar, monte a peça apenas com as mãos para ver se ela adquiri a forma correta, isso evita que você cole uma peça no lugar errado e só perceba depois, então sempre analise antes.

Procure analisar qual a melhor ordem para colar as peças, de modo que facilite o acesso dos seus dedos para encaixar uma na outra e colar.

Utilize um palito de dentes ou pinça para ajudar a alcançar abas de difícil acesso com as mãos na hora de colar.

Não exagere na cola, pois ela amolece e deforma o papel quando em demasia, além de desbotar a tinta do papel.Você pode utilizar um palito para espalhar a cola sem cometer excessos.

E aí? Impressora, papel, tesoura e cola a postos? Monte o seu Paper Toy do Eddie, tire fotos e nos mande o resultado por email ou pelo Twitter! 

Fonte: BlogFlight 666

0 comentários:

Postar um comentário