segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

INGRESSO JUSTO? SHOW PARA TODOS?

Por: Ricardo Frota
Nota do IMPRENSA ROCKER: este texto sofreu uma leve edição, entretanto seu conteúdo e ponto de vista do autor permanece intacto

Discordo 1000% da campanha “Ingresso Justo, Show Para Todos”, cujo release foi reproduzido aqui no IMPRENSA ROCKER.
Não que eu ache que os ingressos devam ser caros, mas até isto tem seu lado bom – vou expor aqui o que eu penso e irei dizer o que não concordo:
“A desculpa é sempre a mesma: o governo não dá condições para que os preços sejam menores”. O mal do brasileiro é querer a intervenção do Estado para todas as coisas! Está na hora das pessoas aprenderem a se manifestar e a fazer valer as suas vontades com as armas que tem (contanto que seja sempre na lei)! O Estado não tem que interferir nos preços das coisas, isto é coisa de comunista. A lei do mercado é que vale para isto! Se as pessoas acabam comprando, é porque ainda acham válido pagar o preço estipulado. O carinha que não comprou o ingresso do U2 porque achou abusivo é um exemplo de que, PARA ELE, o show não valia isto! Quem achou que valia, pagou e foi. Não é porque eu não quero pagar 200 mil num Mercedes Benz, que ele vai ter que diminuir o preço para me satisfazer!
“Queremos que a cultura seja acessível igualmente a todos independente de seu poder de consumo, classe social, cor ou sexo”. Negócios são negócios. Uma pessoa que traz Paul McCartney não desejou fazer caridade, desejou lucrar o máximo que ele puder com o show, e o preço que foi cobrado foi o preço que ele achou que maximizaria isto – é o preço de mercado! Se ele colocasse um preço e não desse público, ele provavelmente, de uma próxima vez, não irá cobrar o preço “abusivo” de outrora! Ele não irá querer ter prejuízo! Só falta agora quererem criar um teto para preço de shows ou fazerem uma cota para shows: deixar 50% dos ingressos por 10% do valor, para as pessoas que ganham até um salário mínimo!
“Inflação de abril de 2008 até hoje, pelo índice IGP-M (FGV), foi de 14,88%. Já a ‘inflação’ dos ingressos do show do Ozzy, no mesmo período, foi de 60% e 100%. (Fonte:Revista Divirta-se N°38 – Jornal da tarde)”. Caramba, show de Rock não é ajustado por índice de inflação.
Os preços estão tão caros, mas tão caros, que tem gente que foi para os dois shows de Paul McCartney em dias simultâneos!
Não dou apoio para esta campanha! Está na hora da gente começar a lidar com o mercado, e não querer que o governo faça tudo por nós, pois o governo tem seu preço: vejam os impostos que nos corroem todos os meses!?
Se este texto fosse para reclamar dos empresários que não estão respeitando o que hoje é lei – como a meia entrada – ou outras taxas abusivas, como a de conveniência quando o ingresso é pego na bilheteria (que não há conveniência nenhuma), aí sim teria meu apoio!
Ricardo Frota é Administrador, possui MBA em RH e também é músico.
Nota do blog: Então, o que vocês acham? Achei interessante colocar um ponto de vista diferente do da campanha para, desta forma, incentivar um debate de suma importância. O espaço para comentários é de vocês, então comentem, critiquem, elogiem, concordem ou discordem, mas sempre respeitando os princípios básicos da educação. O tema é polêmico sim, entretanto se não conseguimos discutir como gente civilizada, o problema que deveríamos estar debatendo não é ingresso caro, e sim um cérebro barato demais

0 comentários:

Postar um comentário