segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Planaltina comemora 153 anos de idade neste domingo

Cultura, esporte e meio ambiente integram os avanços e história da cidade mais antiga do Distrito Federal

Desfile cívico reuniu a população no centro
da cidade na manhã deste domingo (19).

Não se sabe exatamente quando surgiram os primeiros bairros da cidade de Planaltina. Mas oficialmente a cidade nasceu no dia 19 de agosto de 1859. O primeiro nome da cidade foi Arraial de São Sebastião de Mestre D’armas. Hoje a cidade possui 230,000  habitantes e uma cultura de surpreender qualquer turista. Na manhã deste domingo (19), a população acompanhou o desfile cívico e militar das escolas.

Estudantes da várias escolas públicas na região desenvolveram fantasias, letras de música, coreografias e dramatizações contando o passado e o presente da cidade.  Organizações não governamentais que incentivam o esporte e a cultura local também fizeram parte do evento.

Geralda Vieira, de 81 anos é presidente da Academia Planaltinense de Letras (APL), para ela é necessário investir na área intelectual da cidade. “Esses 153 anos mostram que é preciso dobrar o investimento na Academia e criar projetos para incentivar o desenvolvimento intelectual da cidade” afirma. Geralda mora há 47 anos em Planaltina e relembra os tempos antigos da cidade. “Eu lembro que tínhamos muitas festas na época da escola, diferente de hoje nós saiamos muito de casa, brincadeiras e interação entre as pessoas eram bem mais comuns no século passado”, conta.

O estudante Wiliam Gomes, tem 17 anos e nasceu na cidade. Para o estudante a cultura da cidade é o que tem de melhor na região. “A cultura da cidade é muito forte e expressiva, é a nossa marca. Os artistas locais estão preocupados em resgatar a cultura secular de Planaltina. Isso é fundamental para manter a nossa identidade”, completa.

A deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD), acredita que a região tem muitos aspectos bons, mas é preciso investir mais. “Esse aniversário mostra a consolidação de uma cidade com uma cultura forte, uma população batalhadora e que construiu a sua história. Mas eu acho que a gente pode sonhar mais, criar um polo de desenvolvimento econômico, através do Pro-DF e ainda é preciso resolver a questão do transporte público. Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o GDF está investindo mais em Brasília e esquece-se das outras cidades, o meu medo é que isso ocorra com Planaltina”. Completa Eliana.

Turismo

Pedra Fundamental completa 90 anos em setembro - Foto: Renato Souza.
Ao mesmo tempo em que comemora os 153 anos, a cidade também comemora os 90 anos da Pedra Fundamental da Futura Capital do Brasil. O obelisco está localizado no Morro do Centenário, a mais de 1.000 metros de altura em Planaltina, no Distrito Federal. O monumento de 3,75 metros de altura marca exatamente o meio da América Latina, e foi inaugurada ao meio dia de 7 de setembro 1922, em comemoração ao marco do local onde seria construída a futura capital do Brasil. Brasília tem como objetivo centralizar a capital, levar progresso ao centro do Brasil e abrigar o poder executivo, legislativo e judiciário. A Pedra Fundamental do DF tem integração visual com a Torre Digital de Brasília e foi inaugurada pelo então presidente Epitácio Pessoa.

Igrejinha de São Sebastião


Igreja de São Sebastião existe a cerca de 200 anos - Foto: Renato Souza.
A Igreja de São Sebastião, conhecida popularmente como “Igrejinha” fica no Centro Histórico da cidade. Segundo o Arquivo Público do DF, o prédio surgiu após uma promessa de uma família da região no ano de 1800. Segundo conta a “lenda”, uma epidemia de uma doença mortal começou a dizimar a população da cidade, mas após uma promessa feita ao santo, o mau passou e a população foi curada. Com isso o prédio foi doado para a comunidade e hoje abriga a igreja que tem cerca de 200 anos. Apesar da importância histórica, o local está sofrendo com a falta de reformar e corre risco de desabar com a ação do tempo. O GDF informa que um estudo está sendo realizado e a reforma geral deve vir em breve.

Museu


Museu da cidade é um casarão colonial do século XVIII - Foto: Renato Souza.

O Museu Histórico e Artístico é um casarão colonial do século XVIII e hoje abriga exposições e eventos da sociedade civil. O casarão já foi palco de disputa entre o poder público e uma família tradicional da região. A administração informa que o prédio foi comprado pelo governo e hoje é um espaço público.

Meio ambiente

Capivaras na Estação Ecológica de Águas Emendadas - Foto: Evando F. Lopes.
A região de Planaltina conta com 9 parques ecológicos, uma estação ecológica, cachoeiras, grutas, córregos e animais e plantas do cerrado que estão em extinção. A Estação Ecológica de Águas emendadas é uma área de 6km que abriga animais silvestres como a capivara, Lobo Guará, tucano e dezenas de espécies de aves que ainda estão sendo estudadas. O local é usado para estudo cientifico e para complementar aulas de faculdades e escolas de todo o Distrito Federal. Na estação, um fenômeno raro dá origem a um rio que corre para dois lados ao mesmo tempo. Em 1992 a região foi declarada pela UNESCO área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado.


Cultura

Atores se apresentam em sarau cultural na cidade. Foto: divulgação.


A cidade preserva muito da sua cultura inicial, há diversos grupos de teatro, festas tradicionais como a Festa do Divino Espírito Santo, Via Sacra ao Vivo, Folia de Reis, Cavalgadas, encontro de poetas, cantores e artesãos. Em Planaltina há diversas associações que buscam preservar a cultura local como o Amigos do Centro Histórico, Centro de Integração Esporte e Cultura (CIEC), Tribo das Artes, grupos de capoeira e muito mais.


Esporte

Planaltina Atlético Clube representa oficialmente a cidade. Foto: divulgação.


Planaltina é celeiro de grandes esportitas, como os jogadores de futebol Lúcio, Sandro e Kaká. Revelou atletas paraolímpicos e olímpicos e abriga grandes campeões do Kun-Fu e Judô, além de outros esportes. Atualmente o time da cidade é o Planaltina Atlético Clube, que briga por uma posição na elite da 1ª Divisão de Brasília.

Programação de aniversário

Vários eventos estão programados até setembro em função do aniversário da cidade centenária, veja a programação completa:

20 de agosto – Sessão Solene Planaltina 153 anos, na UNB (Planaltina);

20 a 24 de agosto – Oficina de Iluminação para Grandes Eventos – Auditório da Administração;

25 de agosto – Seminário de Recomposição do Conselho de Cultura – FUP/UNB

25 e 26 de agosto – Projeto Frutos da Terra – Núcleo Rural Rajadinha;

26 de agosto – Cavalgada de 153 anos de Planaltina – Chácara Vó Iracema – 8h30min;

30 de agosto a 02 de setembro – Exposição Agropecuária de Planaltina, com shows sertanejos e diversas apresentações no Parque de Exposições de Planaltina;

04 de setembro – Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Planaltina;

7 de setembro – Evento dos 90 anos da Pedra Fundamental – Morro do Centenário às 12 horas;

15 de setembro – Sarau Poético – Casa do Artesão às 19 horas;

15 de setembro – Baile do Caphona – Balneário Vale Verde às 21 horas;

24 a 30 de setembro – Festival Internacional de Bonecos – Praça do estudante.

Fonte: Alô



0 comentários:

Postar um comentário