Cultura, esporte e meio ambiente integram os avanços e história da cidade mais antiga do Distrito Federal
Desfile cívico reuniu a população no centro da cidade na manhã deste domingo (19). |
Não se sabe exatamente quando surgiram os primeiros bairros da cidade de Planaltina. Mas oficialmente a cidade nasceu no dia 19 de agosto de 1859. O primeiro nome da cidade foi Arraial de São Sebastião de Mestre D’armas. Hoje a cidade possui 230,000 habitantes e uma cultura de surpreender qualquer turista. Na manhã deste domingo (19), a população acompanhou o desfile cívico e militar das escolas.
Estudantes da várias escolas públicas na região desenvolveram fantasias, letras de música, coreografias e dramatizações contando o passado e o presente da cidade. Organizações não governamentais que incentivam o esporte e a cultura local também fizeram parte do evento.
Geralda Vieira, de 81 anos é presidente da Academia Planaltinense de Letras (APL), para ela é necessário investir na área intelectual da cidade. “Esses 153 anos mostram que é preciso dobrar o investimento na Academia e criar projetos para incentivar o desenvolvimento intelectual da cidade” afirma. Geralda mora há 47 anos em Planaltina e relembra os tempos antigos da cidade. “Eu lembro que tínhamos muitas festas na época da escola, diferente de hoje nós saiamos muito de casa, brincadeiras e interação entre as pessoas eram bem mais comuns no século passado”, conta.
O estudante Wiliam Gomes, tem 17 anos e nasceu na cidade. Para o estudante a cultura da cidade é o que tem de melhor na região. “A cultura da cidade é muito forte e expressiva, é a nossa marca. Os artistas locais estão preocupados em resgatar a cultura secular de Planaltina. Isso é fundamental para manter a nossa identidade”, completa.
A deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD), acredita que a região tem muitos aspectos bons, mas é preciso investir mais. “Esse aniversário mostra a consolidação de uma cidade com uma cultura forte, uma população batalhadora e que construiu a sua história. Mas eu acho que a gente pode sonhar mais, criar um polo de desenvolvimento econômico, através do Pro-DF e ainda é preciso resolver a questão do transporte público. Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o GDF está investindo mais em Brasília e esquece-se das outras cidades, o meu medo é que isso ocorra com Planaltina”. Completa Eliana.
Turismo
Pedra Fundamental completa 90 anos em setembro - Foto: Renato Souza. |
Ao mesmo tempo em que comemora os 153 anos, a cidade também comemora os 90 anos da Pedra Fundamental da Futura Capital do Brasil. O obelisco está localizado no Morro do Centenário, a mais de 1.000 metros de altura em Planaltina, no Distrito Federal. O monumento de 3,75 metros de altura marca exatamente o meio da América Latina, e foi inaugurada ao meio dia de 7 de setembro 1922, em comemoração ao marco do local onde seria construída a futura capital do Brasil. Brasília tem como objetivo centralizar a capital, levar progresso ao centro do Brasil e abrigar o poder executivo, legislativo e judiciário. A Pedra Fundamental do DF tem integração visual com a Torre Digital de Brasília e foi inaugurada pelo então presidente Epitácio Pessoa.
Igrejinha de São Sebastião
Igreja de São Sebastião existe a cerca de 200 anos - Foto: Renato Souza. |
A Igreja de São Sebastião, conhecida popularmente como “Igrejinha” fica no Centro Histórico da cidade. Segundo o Arquivo Público do DF, o prédio surgiu após uma promessa de uma família da região no ano de 1800. Segundo conta a “lenda”, uma epidemia de uma doença mortal começou a dizimar a população da cidade, mas após uma promessa feita ao santo, o mau passou e a população foi curada. Com isso o prédio foi doado para a comunidade e hoje abriga a igreja que tem cerca de 200 anos. Apesar da importância histórica, o local está sofrendo com a falta de reformar e corre risco de desabar com a ação do tempo. O GDF informa que um estudo está sendo realizado e a reforma geral deve vir em breve.
Museu
Museu da cidade é um casarão colonial do século XVIII - Foto: Renato Souza. |
O Museu Histórico e Artístico é um casarão colonial do século XVIII e hoje abriga exposições e eventos da sociedade civil. O casarão já foi palco de disputa entre o poder público e uma família tradicional da região. A administração informa que o prédio foi comprado pelo governo e hoje é um espaço público.
Meio ambiente
Capivaras na Estação Ecológica de Águas Emendadas - Foto: Evando F. Lopes. |
A região de Planaltina conta com 9 parques ecológicos, uma estação ecológica, cachoeiras, grutas, córregos e animais e plantas do cerrado que estão em extinção. A Estação Ecológica de Águas emendadas é uma área de 6km que abriga animais silvestres como a capivara, Lobo Guará, tucano e dezenas de espécies de aves que ainda estão sendo estudadas. O local é usado para estudo cientifico e para complementar aulas de faculdades e escolas de todo o Distrito Federal. Na estação, um fenômeno raro dá origem a um rio que corre para dois lados ao mesmo tempo. Em 1992 a região foi declarada pela UNESCO área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado.
Cultura
Atores se apresentam em sarau cultural na cidade. Foto: divulgação. |
A cidade preserva muito da sua cultura inicial, há diversos grupos de teatro, festas tradicionais como a Festa do Divino Espírito Santo, Via Sacra ao Vivo, Folia de Reis, Cavalgadas, encontro de poetas, cantores e artesãos. Em Planaltina há diversas associações que buscam preservar a cultura local como o Amigos do Centro Histórico, Centro de Integração Esporte e Cultura (CIEC), Tribo das Artes, grupos de capoeira e muito mais.
Esporte
Planaltina Atlético Clube representa oficialmente a cidade. Foto: divulgação. |
Planaltina é celeiro de grandes esportitas, como os jogadores de futebol Lúcio, Sandro e Kaká. Revelou atletas paraolímpicos e olímpicos e abriga grandes campeões do Kun-Fu e Judô, além de outros esportes. Atualmente o time da cidade é o Planaltina Atlético Clube, que briga por uma posição na elite da 1ª Divisão de Brasília.
Vários eventos estão programados até setembro em função do aniversário da cidade centenária, veja a programação completa:
20 de agosto – Sessão Solene Planaltina 153 anos, na UNB (Planaltina);
20 a 24 de agosto – Oficina de Iluminação para Grandes Eventos – Auditório da Administração;
25 de agosto – Seminário de Recomposição do Conselho de Cultura – FUP/UNB
25 e 26 de agosto – Projeto Frutos da Terra – Núcleo Rural Rajadinha;
26 de agosto – Cavalgada de 153 anos de Planaltina – Chácara Vó Iracema – 8h30min;
30 de agosto a 02 de setembro – Exposição Agropecuária de Planaltina, com shows sertanejos e diversas apresentações no Parque de Exposições de Planaltina;
04 de setembro – Circuito de Ciências das Escolas Públicas de Planaltina;
7 de setembro – Evento dos 90 anos da Pedra Fundamental – Morro do Centenário às 12 horas;
15 de setembro – Sarau Poético – Casa do Artesão às 19 horas;
15 de setembro – Baile do Caphona – Balneário Vale Verde às 21 horas;
24 a 30 de setembro – Festival Internacional de Bonecos – Praça do estudante.
Fonte: Alô
0 comentários:
Postar um comentário