quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Redação: 3 Cantoras, 3 Dilemas?

Após muito tempo sme postar e devendo alguns reviews, hoje me veio em mente falar sobre 3 cantoras que, desde que eu meti a tocar em bandas de heavy metal, o nome delas sempre rondam entre as conversas, seja por ter música de suas (ex) bandas ou por "quem é melhor?", blahgh!

As 3 canárias que vou falar sobre são: Cristina Scabbia, a musa mor do metal (frase de inteira responsabilidade do editor do post); Tarja Turunen, a eterna cobiça de Tuomas; Simone Simons, a icógnita, cantante ou apenas uma modelo que dubla?

Sabendo quem são as 3, vou apresentar um resumo de cada uma e falar sobre o dilema que a envolve, segundo o que vivi ouvindo do público nesse tempo, começando pela vocal que mais ouve no mundo a frase "casa comigo?".

Cristina Scabbia

Cristina Adriana Chiara Scabbia(nascida em 6 de Junho de 1972 em Milão, Itália) é vocalista da banda italiana de gothic metalLacuna Coil juntamente comAndrea Ferro. Ela também é colunista na popular revista de rock Revolver juntamente com Vinnie Paul, membro da banda Pantera. Com a ascensão do Lacuna Coil nos EUA, Cristina foi alçada ao posto de símbolo sexual, com seus 1,60 m e 50 kg (muito bem distribuidos), sendo uma de suas maiores qualidades é o fato de ser fotogênica. Cristina diz que o melhor elogio que um fã poderia lhe dar seria admirar suas habilidades vocais.

Não há dúvidas sobre suas habilidades ... vocais entretanto, esse é um dos dilemas quando se fala em Scabbia. Para muitos, ela é apenas uma gostosa no meio heavy metal. Eu diria mais, ela não é só um rostinho bonito, ela canta e muito. Claro que opinião de cada deve ser respeitada porém, se o tom da voz for motivo para ser "feia" ou sem "técnica", isso é uma grande bobagem e não uma valiação.

Ok, não vocalista, minha especialidades são outras cordas que não são as vocais entretanto, canto e instrumentos estão conectados, queira ou não. Scabbia tem voz forte e marcante, domina bem seu grave e faz bonito. Entre as 3 que irei falar aqui, ela é minha favorita. Não sou muito fã de heavy como muitos bem sabem (se não sabe, descobriu agora xD) porém, quando fui convidado a tocar em um Lacuna Coil cover sem nunca ter ouvido a banda na vida, o trabalho da banda e seus vocais, foram o que me fizeram continuar ouvindo a banda. Não nego, Cristina foi mais de 90% desse fator, risos!

E para você, ela ainda é uma carinha bonita nesse meio ou uma cantora de verdade?

Aqui vai uma música para você pensar um pouco. Preste muita atenção no clip, quando chega os refrões, o trabalho de harmonização vocal que Cristina faz!



Spellbound (versão estúdio)

Spellbound (versão ao vivo)


Tarja Turunen


Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli(AFI: 'tɑrjɑ…'turunen) (Kitee, 17 de Agosto de 1977) é uma cantora, compositora e pianista finlandesa que ficou mundialmente conhecida como vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish, entre 1996 e 2005. Atualmente ela segue em carreira solo.

Tarja começou sua carreira musical oficialmente em 1996 quando fundou a banda Nightwish ao lado de Tuomas Holopainen e Erno Vuorinen; Tarja cantou na banda até 2005, quando foi demitida em uma carta aberta à imprensa. Já em dezembro daquele ano, Tarja iniciou uma turnê de concertos natalinos que se estendeu até o fim de 2006, quando ela lançou seu primeiro álbum solo, um projeto natalino chamado Henkäys Ikuisuudesta. Em 2007, Tarja lançou um novo disco, My Winter Storm, e iniciou uma turnê mundial que só acabaria em 3 de outubro desse ano.

Tarja é a cantora mais popular de seu país, eleita a voz da Finlândia pela presidente Tarja Halonen; ela é constantemente chamada para uma participação na TV ou para julgar uma competição local. Ela também é uma das cantoras do gênero mais populares da Europa. A cantora já foi indicada para seis Emma Awards e em 2009 foi pré-nomeada para o Grammy Awards por um trabalho conjunto com o artista Schiller. Seu perfil vocal se enquadra em soprano lírico-spinto, com amplitude de três oitavas.

Estima-se que Tarja tenha vendido cerca de 800 mil cópias em carreira solo e 3 milhões com o Nightwish.

Em aspecto de beleza, ela seria  terceira, mas em aspecto vocal, ela é uma das melhores e (quiçá) a melhor do gênero (isso se sua forte concorrente for a próxima a analisarmos). Nunca me esqueço quando estava testando uma cópia do End of an Era que ia dar de presente a uma amiga e fã extrema de Nightwish e Tarja, um comentário que meu primo fez "Que é isso? Mortiça Adams cantando?" 

Qual seria o dilema dela mesmo? Ah sim, lembrei. Intriga e briga de fãs, para saber qual é a melhor vocal, Tarja ou Simone. MInha opinião sobre a Simone vem após essa parte da Tarja. A Sra. Turunen não precisa de aprovação, basta ver sua carreira e o detalhe mor, seus fãs os são pelo que faz e não pelo que ela aparenta. Ok, fiz uma frase em ritmo de fatality ... sorry!

Parece que o heavy metal sempre estará nisso, a saber quem é melhor e todo o blá blá blá que isso envolve com os fãs. Não sou fã de Nightwish porém, eu seria louco se disse-se que Tarja é fraca. O gênero que ela segue carreira não me agrada, mas sua passagem pelo Nightwish, gostei muito. Aquiete-se na sua cadeira, não irei falar da Annete aqui, isso fica para a Bruna trollar, já que ela ama trollar isso! trollei

Comente sobre a Tarja na visão de vocês!

A música que escolho para Tarja é um dueto. Seria Nemo, mas essa todo mundo conhece e versão ao vivo me irrita o modo que o Empu toca guitarra (sei que o post é sobre vocais, mas meu laod guitarrista fala mais alto, risos!)



The Phanton of Opera (studio)

The Phanton of Opera (Live)


Simone Simons

Simone Simons (Hoensbroek, 17 de Janeiro de 1985) é uma cantora lírica e instrumentista dos Países Baixos, vocalista da banda de metal sinfônicoEpica. Simone Johanna Maria Simonsiniciou em seus estudos musicais ainda na infância, aos dez anos de idade, quando passou a assistir a aulas regulares de flauta, instrumento musical que pratica até os dias de hoje. Algum tempo após, passou a frequentar aulas também de canto popular, estudando o repertório vocal jazzístico.

Em 2000, aos quinze, ouviu pela primeira vez a banda de metal sinfônico finlandesa Nightwish, mais especificamente seu álbum Oceanborn, apaixonando-se pela voz da cantora lírica Tarja Turunen. Destarte, a fim de se aprimorar ainda mais como intérprete, começou a se dedicar ao estudo do canto lírico. A tradição coral também se fez chave-mestra na formação musical de Simone. Em 2002, integrou o elenco, como coralista, de um grupo coral holandês, onde manteve ainda mais contacto com o repertório erudito vocal.

Foi dificil achar introdução para ela, mas vamos ao dilema e sua introdução já diz algo sobre ele. Desde que estou nessa barca furada de tocar em bandas cover cujo vocal é feminino aqui na cidade, Epica também já entrou na roda de discussão, melhor, Simone Simons já foi o alvo. Assim como falei sobre Scabbia, aqui acontece o inverso. O rostinho lindo é colocado de lado, e a voz é endeusada. Bom, sinceramente não vejo nada de demais na voz da Simone e o pior, por pessoas ligadas "por ponte" a pessoas que convivem com ela, me foi confirmado que ela nunca tinha estudo canto na vida, ou algo similar a Edu Falaschi uma aula e tchau!

Isso não me surpreende se realmente for verdade, pois Simone poderia sair 'cantando' só de dominar a técnica do falsete. Sua entrada para o Epica, teria sido por convite do guitarrista Mark (posso estar enganados mas eles são amigos de algum tempo, fãs me corrijam). Ela era modelo, e ele resolve convida-la nem lembro mais o porque.

Simone pode cair bem para o Epica mas, se ela dominasse melhor seu canto, poderia ser uma boa vocal. Confesso, hoje em dia nem tenho ouvido mais nada da banda. Dizem que ela encarou estudos para melhorar, logo esse upgrade desconheço o resultado.

Ainda a vejo como uma modelo que caiu no lugar certo, na hora certa, para fazer a coisa errada mas, isos não quer dizer que ninguem possa gostar do trabalho dela. Dê seu veredicto no comentando o post.

A música escoolhida será Quietus, já que é a única que sei tocar por purapressãovontade dos outros.


Quietus (versão de estúdio)

Quietus (versão ao vivo)

0 comentários:

Postar um comentário