segunda-feira, 16 de junho de 2014

Dire Straits: 35 anos de Comuniqueé

(lançado em 15 de junho de 1979)

O Dire Straits ainda desfrutava do sucesso de seu álbum de estreia quando voltou ao estúdio para registrar seu segundo full-lenght. Tanto que, apesar de ter sido gravado no final de 1978, levou seis meses para ser lançado, justamente para evitar um conflito de interesses entre os dois trabalhos. Enquanto o novo disco não era lançado, a banda embarcou para uma turnê pelos Estados Unidos, onde conseguiram imensa repercussão graças ao hoje lendário single “Sultans Of Swing”. Foram 51 shows em menos de dois meses, todos com grande público. O cenário estava armado para um prosseguimento triunfal de carreira. E o próximo passo precisaria ser definitivo.

Comuniqueé não se distancia da proposta do seu antecessor. Para muitos, este é um fator negativo. Mas não dá para negar a beleza de sons como “Once upon A Time In The West” e “Portobello Belle”. O grande hit do disco foi “Lady Writer”, lançada em formato promocional e alcançando resultados satisfatórios nas paradas norte-americana e britânica. Propositalmente, sua estrutura não se distancia da de “Sultans…”, dando aquela sensação familiar ao ouvinte. No futuro, a banda precisou ousar, mas para o momento era propício manter o que era conhecido em voga.



Outro destaque vai para a faixa-título, um Rock com acento Country até mesmo no sotaque adotado por Mark Knopfler na hora de cantar. Comuniqueé conquistou disco de ouro nos Estados Unidos e platina no Reino Unido. Mas a marca mais expressiva veio da Alemanha, onde se tornou o primeiro álbum a chegar ao topo da parada em sua semana de lançamento. Isso enquanto a estreia do grupo ainda estava no chart, mais precisamente na terceira colocação. O trabalho também foi número um na Nova Zelândia e Suécia. No total, calcula-se que mais de 7 milhões de cópias tenham sido vendidas em todo o mundo.


Mark Knopfler (vocais, guitarra)
David Knopfler (guitarra)
John Illsley (baixo)
Pick Withers (bateria)

Participação especial
Barry Beckett (teclados)

01. Once Upon A Time In The West
02. News
03. Where Do You Think You’re Going?
04. Communiqué
05. Lady Writer
06. Angel Of Mercy
07. Portobello Belle
08. Single-Handed Sailor
09. Follow Me Home

Fonte: Van do Halen

0 comentários:

Postar um comentário