terça-feira, 29 de setembro de 2015

Liderado por Alice Cooper, Hollywood Vampires reúne feras do rock em show cover no Rock In Rio.

Alice Cooper, 67, no comando das feras do Hollywood Vampires e o repertório de clássicos do rock
De repente aparece uma mocinha ousada no palco para fazer as vezes de Robert Plant. Ou, por outra, de Jimmy Page. Ou ainda, numa terceira via, cantar como Plant e tocar como Page no clássico “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin. Ela é recebida por ninguém menos que Alice Cooper, em pleno Palco Mundo do Rock In Rio, que está abarrotado de estrelas do rock. Ela é Lizzy Dale, que, mais cedo, no mesmo dia 24, quinta passada, fez marcante apresentação no Palco Sunset com sua própria banda, a Halestorm. E, naquele palcão, com tanta gente gigante do mundo do rock, tem destaque absoluto cantando e tocando guitarra pra uma multidão considerável na Cidade do Rock.
Esse extrato do show do Hollywood Vampires é só um exemplo da atuação da mais cara banda cover de que se tem notícia. Sim, com tanto astro no palco, poderíamos até chamar de super banda, mas com uminha música própria só fica difícil. Estão no baile o guitarrista do Aerosmith, Joe Perry; Duff McKagan e Matt Sorum, respectivamente ex-baixista e baterista do Guns N’Roses; e o contrapeso Johnny Depp, espécie de Maurício Matar de Hollywood, trajado com o figurino de um de seus personagens. Em se tratando de covers, o repertório até que tem músicas pouco conhecidas, ao menos no Brasil, ao menos para um público pouco seleto com o do Rock In Rio. Por isso “7 and 7 Is”, do Love, e “Jeepster”, do T. Rex, quase passam despercebidas.

Johnny Depp, em sue papel mais difícil, toma aulas com Joe Perry, guitarrista do Aerosmith
Cabe ao público melhor resposta, então, para a fusão de “School’s Out”, de Alice Cooper, com “Another Brick in the Wall Part 2”, do Pink Floyd, de temática semelhante. É quando entram em cena o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser (que não perderia essa por nada desse mundo) e o atual baterista do The Who, Zak Starkey, completando a lista de participações. Entre todas elas não se pode deixar de destacar a mão pesada e precisa de Sorum, a figura emblemática de Duff, principalmente quando acumula os vocais, e os solos do mestre Joe Perry, sobretudo em “I Got A Line On You”, do Spirit, que tem um riff chicletudo, e em “Billion Dollar Babies”, do próprio Cooper.
Embora sem nada a contribuir e tocando um repertório surrado na maior parte do tempo, o público não está nem aí e adora, assim como aconteceu em diversos shows do tipo “tributo a alguma coisa” dessa edição do Rock In Rio. Ora, por que não trazer Alice Cooper com seu horror show, no qual ele decepa a própria cabeça ao vivo? Ou mesmo o Aerosmith, que vem frequentemente ao Brasil? Ou uma das bandas de Matt Sorum, que tem trabalho lançado como guitarrista e cantor, ou de Duff McKagan? Ou, ainda, um trabalho solo do ator? Assim, fica tudo óbvio demais e por isso o sopro de novidade é justamente a mocinha Lizzy Dale, seguramente a mais jovem figura a subir no Palco Mundo durante o show do Hollywood Vampires.

Alice Cooper com o ex-baixista do Guns N'Roses, Duff McKagan, fazendo a segunda voz no fundo
Ainda assim, é impossível não se sentir atraído pelo carisma de Alice Cooper, 67 anos de história nas costas. Ele circula pelo palco de lado a outro, cantando e fazendo as vezes de mestre de cerimônia com um impressionante naturalidade. Não se vê, por exemplo, Cooper pedido para o público pular, bater palmas ou cantar refrão, como acontece hoje em dia. A interação proporcionada pela participação do povão se dá pela própria música e pelo carisma que Tia Alice exala o tempo todo. O mesmo se pode falar de Duff McKagan e Joe Perry, e até de Matt Sorum lá atrás. Porque todos eles já nos fizeram a todos muito felizes em algum momento, e vê-los em ação, bem ali na frente, é o que faz de um show como esse uma experiência que emociona pra valer. Mesmo que isso não esboce futuro algum para nada.


Set list completo:

1- Raise the Dead
2- My Generation
3- I Got a Line on You
4- Cold Turkey
5- Five to One/Break On Through (to the Other Side)
6- Manic Depression
7- 7 and 7 Is
8- Whole Lotta Love
9- Jeepster
10- I’m a Boy
11- School’s Out/Another Brick in the Wall Part 2
12- Billion Dollar Babies
13- Train Kept A-Rollin’
14- Brown Sugar

Todo o carisma e a boa forma de Alice Cooper, que atua como mestre de cerimônias no show

Fotos Divulgação Rock In Rio/I Hate Flash: Diego Padilha.

0 comentários:

Postar um comentário