quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Recomendação da semana: Dio – Dream Evil [1987]


No auge das fantasias hard rockers, a velha guarda se viu tentada a embarcar na onda para renovar seu público e conseguir um pouco de atenção da mídia. Aconteceu com o KISS, com o Aerosmith, Ozzy Osbourne e também com Ronnie James Dio. O auge da repaginada no visual do baixinho e seus comparsas aconteceu na divulgação do álbum Dream Evil, quando plumas e paetês tomaram conta. O disco também marcava a primeira experiência em estúdio do grupo com o guitarrista Craig Goldy (ex-Giuffria), substituto de Vivian Campbell.

Musicalmente falando, o álbum conserva muito do que Ronaldinho Padavona havia feito anteriormente. Mas claramente nota-se uma tentativa de soar mais acessível, especialmente em faixas como os singles “All the Fools Sailed Away” e “I Could Have Been a Dreamer”, que trazem levadas que flertam abertamente com o lado mais Pop do Hard. Mas isso significa que o trabalho é ruim? Nem de longe! É uma amostra da versatilidade de um dos maiores cantores da história do Rock, capaz de se adaptar a novos caminhos com a classe que lhe foi concedida.



O começo é empolgante, com a acelerada “Night People”, um convite ao headbanging desenfreado. A faixa-título mantém o nível com ótimos riffs, enquanto a excelente “Sunset Superman” chegou a fazer parte até mesmo de setlists posteriores, como na turnê de Magica, que passou pelo Brasil com grande sucesso de público. Em “Overlove”, Craig mostra toda sua qualidade na introdução, que cai em um Heavy altamente vigoroso. O encerramento com “When a Woman Cries” coloca os teclados mais uma vez em evidência.

Dream Evil alcançou a posição número 43 na parada da Billboard, além do oitavo lugar no chart britânico. Após a tour de divulgação, a banda sofreria uma reformulação completa, com apenas ‘o dono da bola’ permanecendo. Apesar de não figurar entre os maiores clássicos de Dio, é um álbum competente e que merece constar na coleção de qualquer fã da voz de ouro do Metal. Lembrando que foi esse disco a inspiração para o nome da banda do sueco Fredrik Nordström.



Ronnie James Dio (vocais)
Craig Goldy (guitarra)
Jimmy Bain (baixo)
Claude Schnell (teclados)
Vinny Appice (bateria)

01. Night People
02. Dream Evil
03. Sunset Superman
04. All the Fools Sailed Away
05. Naked in the Rain
06. Overlove
07. I Could Have Been a Dreamer
08. Faces in the Window
09. When a Woman Cries


0 comentários:

Postar um comentário