quinta-feira, 31 de outubro de 2013

IBOPE: ROCK E MPB SÃO ESTILOS DE CLASSES A E B; FUNK E GOSPEL, DE C, D E E


Pesquisa divulgada na segunda-feira (28) pelo Ibope procurou traçar quais são os estilos musicais mais ouvidos no rádio, assim como o perfil dos ouvintes de cada gênero no Brasil. Segundo o estudo, que recebeu o nome de "Tribos Musicais", o sertanejo aparece no topo da pesquisa, com 53% dos pesquisados respondendo que ouvem o gênero.

Em seguida, aparecem MPB (47%), Samba/Pagode (43%), Forró (31%), Música Eletrônica (29%), Gospel (29%), Axé (26%), Funk (17%), Country (12%), Clássica (11%) e Jazz/Blues (9%).

Os ouvintes de Sertanejo e Samba/Pagode foram apontados como pertencentes, majoritariamente, à classe C, com 52% e 53% dos ouvintes dos estilos pertencendo, respectivamente, a essa faixa de renda.

Já os ouvintes de MPB e Rock foram apontados como integrantes, principalmente, das classes A e B, com 46% dos ouvintes de MPB nessas faixas de rendas e 52% dos ouvintes de Rock. Dentre estes ouvintes, 13% possuem ensino superior, maior incidência do que no caso dos demais gêneros analisados de forma específica (Sertanejo, Samba/Pagode, Gospel e Funk - os demais não foram esmiuçados).

A pesquisa também aponta que 70% dos ouvintes de Rock também ouve MPB, enquanto, entre os ouvintes de MPB, 42% ouve Rock. A audiência Gospel e de Funk foi apontada como integrante, majoritariamente, das classes C, D e E, com 71% e 72% dos ouvintes, respectivamente, nessas faixas de renda.

Segundo o estudo, 38% dos que ouvem Funk também ouvem Música Gospel, enquanto dentre os ouvintes de música Gospel, apenas 22% ouve Funk.

Para 43% dos funkeiros, diz a pesquisa, o presente é o mais importante, não se planejando tanto para o futuro. Para 81% dos que ouvem Música Gospel, a sua própria casa é o "melhor lugar do mundo".

A pesquisa foi feita nas "principais capitais e regiões metropolitanas do país", segundo o Ibope.

2 comentários:

Postar um comentário