segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PDR FESTIVAL 2013 REÚNE 45 MIL PESSOAS


Foram quase 20 horas de shows em duas noites (30 e 31 de agosto), com 38 atrações, três palcos e um público total de quase 45 mil pessoas, novamente em clima de paz, rock and roll e pontualidade. Esse foi o balanço final da 16ª edição do PDR Festival, que sacudiu o Estacionamento do Estádio Mané Garrincha, e terminou às 4h da madrugada de domingo com uma divertida apresentação do cantor carioca Lobão, que apresentou vários sucessos de sua longa carreira.

Na primeira noite (30/8), que teve início pontualmente às 18h, o Capital Inicial foi quem mais atraiu público para a área central da arena onde estavam montados os palcos BRB e Uniceub. A banda brasiliense tocou canções antigas, algumas do mais recente álbum Saturno, homenageou Raimundos (Mulher de fases) e The White Stripes (Seven nation army) e resgatou o Aborto Elétrico (primeira banda dos irmãos Fê e Flávio Lemos junto com Renato Russo), das quais saíram músicas como Fátima, Veraneio Vascaína e Que país é esse?  Outros destaques desses dois palcos foram o rock psicodélico e sessentista The Galo Power (GO), o hardcore melódico do Dead Fish (ES), o rock do brasiliense Alf (apresentando novas canções da carreira solo e resgatando suas ex-bandas Rumbora e Supergalo) e o encerramento com o sempre poderoso e irreverente Matanza (RJ). No Palco Budweiser, reservado ao rock mais pesado, Devotos (PE) e Test (SP) se destacaram e criaram o clima para o arrebatador show de encerramento do Soulfly (EUA), com o carismático vocalista Max Cavalera dando uma repassada na carreira ao mesmo tempo em que apresentava em primeira mão uma música inédita - que sairá no próximo disco, Savages, previsto para outubro - e várias de sua ex-banda, o Sepultura.

A segunda noite (31/8) também começou pontualmente (17h30) e contou com o histórico show de 30 anos dos Paralamas do Sucesso (RJ), que fez um desfile de grandes hits, incluindo canções bem do início da carreira, como Patrulha noturna, Cinema mudo, Ska, Mensagem de amor, Romance ideal, Meu erro e Óculos. Os palcos BRB e UniCeub ainda contaram com o show acústico em clima folk de Mark Lanegan (EUA) e seu trio, o garage rock do The Mono Men (EUA) e as boas perfomances das brasilienses The EgoRaptors, Na Lata e Rios Voadores tendo Lobão (RJ) no encerramento.  No Budweiser, quem realmente arrebatou foi o Suicidal Tendencies (EUA), que teve o palco "invadido" por uma parte do público que subiu e bateu cabeça com os músicos. Destaques também para o sempre divertido Galinha Preta (DF) e para o brutal Krisiun (RS).
Rodas da Paz
Em parceria com a ONG Rodas da Paz, o PDR 2013 abriu espaço para debater a mobilidade urbana levando ao festival o conceito de bike vallet onde quem quisesse ir de bicicleta poderia deixa-lá no estande localizado na entrada da arena. Mais de 30 ciclistas compareceram aos dois dias, vindos da Asa Sul, Asa Norte, Ceilândia e Riacho Fundo, mostrando que há potencial para mais eventos cativarem o público ciclista com esse serviço. A causa ganhou o apoio de músicos como Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), João Barone e Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso), que cederam sua imagem em fotos e realizaram depoimentos incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte (confira em anexo informações completas produzidas pela Rodas da Paz). 

Outro destaque dessa edição foi a praça de esportes radicais, patrocinada pelo Cartão BRB, que movimentou a galera durante as duas noites com saltos de bungee jump, muro de escalada, tirolesa e mini ramp de skate.


O PDR Festival 2013 agradece aos patrocinadores BRB, UniCeub, Budweiser, Chilli Beans e Secretaria de Cultura / Governo do Distrito Federal e aos demais apoiadores. À Rádio Transamérica FM, que está comemorando 40 anos em Brasília, pela parceria na transmissão oficial de todo o evento. Além de todos os veículos de comunicação que contribuíram para a divulgação e estiveram na cobertura dessa edição. 






Assim, após 16 edições em Brasília, o PDR Festival/Porão do Rock já foi assistido por quase um milhão de pessoas e reuniu 395 bandas/artistas diferentes, sendo 200 somente do Distrito Federal e Entorno, 162 de 16 estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pará e Rondônia – e 33 nomes internacionais de oito países (Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Uruguai, Espanha, França, Portugal e Finlândia). 

Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário