IMAGINAERUM – Palavra do diretor (7.9.2011)
Em um estágio, eu perdi a noção do tempo escrevendo uma história sobre um jovem garoto, envelhecendo em seu próprio sonho. Era uma história de ficção sobre Nightwish, mas acima de tudo sobre o próprio Tuomas, um gênio eternamente jovem que amou a vida, mas também cada pessoa ao seu redor. Quando nós “entramos na mente um do outro”, sabíamos que os vídeos não eram o bastante para o que ele queria dizer ao mundo. Nós queríamos algo mais.
Nosso amor pela vida, nossas famílias, nossas memórias, música, despertaram novas maravilhas a cada dia e amor para a melhor ferramenta disponível para os seres humanos, a nossa imaginação, tornou-se a parte principal da história. Isso tinha que ser sobre a mistura das nossas vidas e sobre os nossos piores medos de envelhecer. Como nós queríamos enfatizar todas essas coisas, achamos que só havia uma maneira de contar a história.
Imaginearum conta a história de um compositor idoso, Tom, que sofre de demência grave. Como ele tinha essa doença há anos e regrediu para a infância, ele não lembra de praticamente nada de sua vida adulta. Sua música, amigos, todo o seu passado, incluindo a lembrança de sua filha são uma mancha na sua mente frágil. Tudo o que ele tinha era a imaginação de um garoto de dez anos. Como ele entra em coma, parece que não é possível resgatar o que ele perdeu. Ou será que é?
O filme é uma jornada entre duas dimensões diferentes. Tom viaja através de seu mundo imaginário procurando por respostas e encontrando lembranças, enquanto sua filha, Gem, tenta recuperar o vínculo que compartilhava com seu pai no mundo real. Como eles se tornam mais e mais distantes ao passar dos anos, e como há obstáculos ainda maiores separando-os agora – o coma de Tom e sua morte iminente - o projeto de Gem parece estar condenado ao fracasso. No entanto, através dos segredos mais obscuros de Tom, Gem descobre o caminho que deve seguir para encontrar seu pai novamente.
Existem algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos antes de entrar no mundo de Imaginaerum. O que é mais importante na vida? O poder das memórias pode nos proteger durante os nossos últimos momentos? Nossa imaginação irá nos ajudar a encontrar a chama da vida na mais profunda escuridão? Nós ainda podemos encontrar amor depois de um amargo perdão?
Imaginarium é uma aventura-fantasia emocional movida pela música do Nightwish. Essa história nos lembra de nossa infância onde a menor, porém mais preciosa coisa significava tudo e perdê-la deixaria uma cicatriz eterna. Agora é tempo de reabrir a ferida e ver o que ela se tornou, mas acima de tudo, de onde veio.”
0 comentários:
Postar um comentário