segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AC/DC: 35 anos de Highway To Hell

(lançado em 3 de agosto de 1979)

O AC/DC já tinha conquistado seu lugar no coração dos rockers em 1979. A banda era uma das poucas expoentes do estilo em uma época que a Disco Music dominava as paradas. Porém, ainda faltava o salto definitivo, que sacramentasse o grupo australiano no gosto popular. Para que isso fosse concretizado, Angus e Malcolm Young tiveram que dispensar temporariamente os serviços de seu irmão George, além de Harry Vanda, a dupla responsável pelas produções de seus trabalhos anteriores. Em seus lugares entrou o homem que futuramente se tornaria uma referência mundial na função, ninguém menos que Robert John “Mutt” Lange – não sem antes uma frustrada experiência com Eddie Kramer.

As mudanças estruturais nas músicas não foram muitas. Porém, a sonoridade é mais cristalina, com tudo no seu exato lugar. Bon Scott e os irmãos colaboraram, oferecendo composições inspiradas. A começar pela faixa-título, que se tornou o grande hino do quinteto, além de um dos sons mais coverizados da história do Rock. Até mesmo a bandinha da garagem do leitor ao menos tentou tocá-la, para desespero dos vizinhos. É um daqueles momentos em que as estrelas se alinham, com tudo no seu exato lugar. Riff, melodia, batida, refrão, enfim. Um hit sem precisar descaracterizar a proposta dos seus criadores. Não à toa, foi utilizada como primeiro single, ganhando a mídia sem maiores esforços.



A seguinte no tracklist também foi a próxima a ser usada no formato promocional. “Girls Got Rhythm” é uma ode à farra e sacanagem, como a banda sabia fazer muito bem. Outra lançada no formato foi “Touch Too Much”, propositalmente mais acessível, com um ritmo que cairia bem nas rádios. Mas elas não foram as únicas a cair no gosto do público. Prova disso está nos setlists de todas as turnês anteriores. Sons como a poderosa “Shot Down In Flames” ou a frenética “Beating Around The Bush” conquistam desde a primeira escutada. Até mesmo o álbum ao vivo lançado antes de Highway To Hell foi lembrado, com uma música levando seu nome, “If You Want Blood (You’ve Got It)”.

A mão do produtor pode ser notada em “Walk All Over You”, com seu início arrastado, desembocando em um Rockão de primeira, com destaque para os backing vocals limpos contrastando com o timbre maníaco de Scott. A canção que encerra o play também ganhou grande destaque, mas não por motivos semelhantes aos das outras. “Night Prowler” foi associada a um assassino em série americano. Richard Ramirez, conhecido como Night Stalker, era um grande fã da música e cometeu um de seus vários crimes usando camiseta e boné do AC/DC, o que acabou se tornando uma pista para que a polícia tentasse capturá-lo, além de render uma publicidade gratuita ao grupo da pior forma possível.



Highway To Hell foi o primeiro álbum de Angus Young e companhia a entrar no Top 100 norte-americano, na 17ª posição. Até 2006, tinha vendido sete milhões de cópias só na terra do Tio Sam. Foi responsável pelo grande salto de popularidade, fazendo com que a banda deixasse de ser mero objeto de adoração da base fiel de admiradores para algo muito maior. A seguir, o grupo passaria a trabalhar naquele que seria seu lançamento mais bem sucedido. Infelizmente, Bon Scott não sobreviveu para testemunhar este momento.



Bon Scott (vocais)
Angus Young (guitarra)
Malcolm Young (guitarra)
Cliff Williams (baixo)
Phil Rudd (bateria)

01. Highway To Hell
02. Girls Got Rhythm
03. Walk All Over You
04. Touch Too Much
05. Beating Around The Bush
06. Shot Down In Flames
07. Get It Hot
08. If You Want Blood (You’ve Got It)
09. Love Hungry Man
10. Night Prowler

Fonte: Van do Halen

0 comentários:

Postar um comentário